Use o cupom BEMVINDO e tenha 10% off na 1ª compra →

FRETE GRÁTIS acima de R$299 para SP e RJ e R$399 todo o Brasil →

[Glossário da perfumaria] Fullbanner Principal
CURIOSIDADES

GLOSSÁRIO DA PERFUMARIA

Entenda os principais termos utilizados no universo da perfumaria.

TERMO DEFINIÇÃO
ACOMODAÇÃO OLFATIVA: Quando o olfato se acostuma a uma fragrância em particular e não consegue mais percebê-la.
ACORDE: Combinação de matérias-primas que, quando misturadas, produzem parte de uma fragrância.
CONCENTRAÇÃO: Porcentagem de óleo de perfume dissolvido em álcool. Possuem várias concentrações como: Extrato, Eau de Parfum, Eau de Toilette, Deo Colônia.
FAMÍLIA OLFATIVA: Classificação de perfumes segundo sua característica olfativa principal e as principais matérias-primas utilizadas.
FITA OLFATIVA: Papel especial, livre de componentes químicos, que possibilita uma análise olfativa mais precisa.
OXIDAÇÃO: Reação química da fragrância, quando entra em contato com o sol, ar ou calor.
ÓLEO ESSENCIAL: Matéria-prima aromática natural produzida pelas plantas.
RASTRO: Cheiro do perfume que fica no ar.
VOLÁTIL: Fragrância que evapora muito rápido.
NOTAS DE BASE (OU FUNDO): Sendo as mais fortes e duráveis notas em uma fragrância, as notas básicas agem como uma base para ressaltar o perfume de outros ingredientes. Quando as notas essenciais evaporam, as notas básicas assumem uma característica, conhecida como “dry down” (sobra seca).
NOTAS DE CORPO: Frequentemente denominadas notas de meio ou de coração, essas notas geralmente definem o modo como uma fragrância é descrita e caracterizada. Elas têm forte influência nas notas de base nas quais se assentam e frequentemente assumem um delicado tom floral e/ou de fruta.
NOTAS DE TOPO (OU CABEÇA): As mais leves notas moleculares em uma fórmula de perfume e as primeiras a serem percebidas em uma composição.
EAU DE PARFUM: Um termo usado pelas marcas de perfumes para se referirem a fragrâncias cujas concentrações ficam, geralmente, entre 10% e 15%.
INGREDIENTES SINTÉTICOS: Qualquer ingrediente de perfume criado via síntese química, em oposição aos extraídos de materiais naturais. Sintéticos são frequentemente usados para substituir ingredientes naturais que tenham se tornado muito caros ou insustentáveis.
LENVIE usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.